Sobre a Flourish

A Flourish foi criada para falar de Negócios com Propósito, compartilhar casos e ajudar organizações e seus empreendedores a reconhecer a força de negócios que conciliam ganhar dinheiro e fazer o bem. Desta combinação, esses negócios conseguem relevância e diferenciação, atraindo melhores talentos, formando uma base de clientes apaixonados, fornecedores engajados… em síntese, constroem uma espiral virtuosa. 

Com isso, a Flourish quer:

  • Compartilhar aprendizados de Negócios com Propósito
  • Influenciar narrativas positivas e inspiradoras
  • Mobilizar pessoas que se conectam com o tema

O atual enfoque na jornada de aprendizado sobre agricultura orgânica no Brasil nos fez refletir sobre o que existe em comum entre os Negócios com Propósito e aqueles que nascem no contexto da agricultura orgânica. Os elementos que caracterizam e ao mesmo tempo definem os Negócios com Propósito são os mesmos que permeiam à produção de produtos orgânicos:

1. Uma missão mobilizadora. Pessoas se sentem inspiradas pela missão do negócio ou empreendimento. 
2. Visão sistêmica. Existe clareza das relações de causa e efeito; essas relações contemplam inclusive os impactos positivos e negativos ao meio ambiente.     
3. Relações fortes com fornecedores, empregados e clientes. Empresas existem para servir pessoas e são construídas por pessoas. 
4. Paciência, visão de longo prazo. Os resultados chegam, mas é preciso desconsiderar a existência de atalhos. Curvas de aprendizado dos processos críticos precisam ser percorridas.   
5. Limites de crescimento. Evita-se a lógica, ou a falta de lógica, do “crescer por crescer”; só vale crescer dentro dos próprios princípios. 
6. Mercado paga um “prêmio”. Diferenciação clara do negócio, produto ou serviço; não há competição por preço.


NEGÓCIOS COM PROPÓSITO

A Flourish acredita no potencial de impacto positivo de empresas conscientes de seu propósito. Para nós, Negócios com Propósito devem ser capazes de se expressar em três dimensões:

  • Produto honesto: no valor intrínseco de seus produtos e serviços. Eles beneficiam as pessoas e o mundo?
  • Como é feito importa: como o produto é feito, ou como o serviço é entregue, importa! As pessoas e o meio ambiente são respeitados?
  • Ganho compartilhado: como o ganho é compartilhado também importa! O ganho reflete uma participação justa nos esforços e nos riscos do negócio?

Por ser um campo muito amplo o dos Negócios com Propósito, a Flourish tem priorizado a cadeia de alimentação, trabalhando com organizações com potencial de impacto positivo para a saúde e bem-estar das pessoas e do planeta. 


EQUIPE

Gustavo Mamão é o fundador da Flourish. Empreendedor serial, com atuação em negócios de inovação e impacto, Gustavo enxergou na Flourish uma forma de mostrar a importância de negócios que possam contribuir com o mundo, além de gerar resultados diferenciados no longo prazo.

Com mestrado na escola de negócios do MIT e graduação em administração pela UFMG, Gustavo quer devolver muito do que aprendeu em seus estudos e vivenciou em seus empreendimentos, relacionando-se com pessoas com o mesmo senso de propósito e urgência para lidar com os desafios atuais do mundo.   

Patricia Mariuzzo, produtora de conteúdo da Flourish. Historiadora e jornalista de ciência, Patricia viu na Flourish uma oportunidade de contribuir com as discussões sobre modelos de produção e consumo ambientalmente sustentáveis. Com doutorado em ambiente e sociedade pela Unicamp, Patricia é entusiasta das soluções baseadas na natureza para lidar com desafios do mundo moderno. Daí a importância de disseminar esses conceitos para incentivar as pessoas e as empresas a refletir sobre seu impacto ambiental e assumirem um compromisso com o desenvolvimento mais sustentável.

Bárbara Xavier é a designer da Flourish e tem o prazer de estar acompanhando a jornada da Flourish desde seu início na criação de sua marca e na divulgação de histórias de Negócios com Propósito.

Graduada em Design Gráfico e pós-graduada em Gestão do Design em PMEs, ambos pela UEMG, hoje atuando com marketing digital. Vegetariana desde os 16 anos, acredita no alimento como o melhor remédio para uma vida saudável e equilibrada com a natureza, e acredita também no poder do design para conectar e mobilizar pessoas na criação de futuros desejáveis.


EMPRESAS APOIADAS

O Café Abraço nasceu para restabelecer a relação das pessoas na tradicional e secular cadeia do café. O Brasil, que ocupa o primeiro lugar em volume de produção no mundo, é o principal exportador e que assiste um crescimento significativo da produção de cafés especiais, pode ainda avançar muito em práticas de agricultura orgânica e agroecológica, reconhecendo o trabalho dos produtores, principalmente aqueles que se dedicam à vida no campo. O Café Abraço contribui para educação dos brasileiros sobre o consumo consciente, agricultura sustentável e igualdade de gênero.

O alimento produzido próximo às grandes cidades, de forma orgânica, traz benefícios para a saúde das pessoas que o consomem e para o meio ambiente. Conectar as pontas da produção e o consumo de alimentos orgânicos nos grandes centros urbanos é o desafio que a Orgânicos in Box vem aprendendo. Atualmente com foco na cidade do Rio de Janeiro, este negócio tem potencial de rever a forma como produzimos e consumimos nossos alimentos.


PARCEIROS

Para a Flourish, “parceiros” são organizações cujas histórias a gente tem orgulho de contar. São pessoas com as quais queremos trabalhar junto, com as quais temos afinidade de visões e valores. Cada uma dessas organizações completa e multiplica o potencial de impacto de nossa missão.


Conhecimentos e Tecnologias.

Mapeamento de competências para transformação de ecossistemas. 

Capital.

Criando instrumentos financeiros de impacto social e ambiental.  

Clima. 

Especialistas para prevenção dos efeitos das mudanças climáticas e dos caminhos para a economia de baixo carbono.  

Interconexão de Alimentação e Saúde

Trabalhando na interconexão de alimentação, saúde e desenvolvimento econômico e social de comunidades menos favorecidas nos EUA. 

Pessoas.

Desenvolvendo o potencial de liderança das pessoas e de realização de seus propósitos de vida.

Livros. 

“Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo”.