savassi-de-proposito

Savassi de Propósito

 

Negócios com Propósito possuem muita clareza do porquê existem. A razão de ser deles ultrapassa a ideia do lucro pelo lucro. Esses empreendimentos buscam um crescimento sustentável e querem dar sua contribuição ao mundo. Para a Flourish [Negócios com Propósito] são empresas que se destacam de três formas: (1) produto honesto; (2) como é feito o produto importa; (3) como o ganho é compartilhado também importa.

O case Savassi de Propósito surgiu do olhar apurado de duas pessoas que observavam, Gustavo Mamão e Débora Rabelo, cada uma a seu modo, os modelos de negócios com as características destacadas acima. Empreendimentos que têm surgido no mundo e neste case, presentes na Savassi, bairro da cidade de Belo Horizonte.

Gustavo Mamão é fundador da Flourish, uma iniciativa que busca ampliar o impacto de Negócios com Propósito. Possui em sua trajetória vivências empreendedoras com dedicação aos estudos e entendimento de organizações com esse perfil.

Débora Rabelo é empreendedora da Meia-Risca, iniciativa que tem por propósito cuidar das histórias e compartilhá-las para gerar impacto e inspiração na sociedade. Sua jornada de consultora empresarial e facilitadora de processos de desenvolvimento é repleta de exemplos inspiradores.

O olhar desses dois empreendedores sobre os negócios que emergem em Belo Horizonte foi o tema da primeira conversa. Eles já percebiam que algo no cenário empreendedor da cidade mudava e a região da Savassi acolhia alguns desses Negócios com Propósito. No final de dezembro de 2015 uma troca de e-mails tornou evidente a sincronicidade da observação de ambos sobre os mesmos empreendimentos na Savassi e as dinâmicas de cada um deles.

Outra questão relevante era identificar e publicar um case de Negócios com Propósito presentes na cidade em que moram. A Savassi é uma região com vocação comercial e cultural que reúne negócios dos mais variados setores. Uma área da cidade de Belo Horizonte que tem sofrido com a crise politico-econômica pela qual o país atravessa. Porém, é uma região corajosa que se revê e os Negócios com Propósito podem contribuir nessa releitura para o fortalecimento de sua identidade.

Com a convergência de ideias, os dois iniciaram as visitas aos empreendimentos, contar sobre o projeto e fazer o convite aos empreendedores para participarem do case a ser escrito.

Afim de aprofundar o conhecimento sobre os cinco empreendimentos foram realizadas entrevistas com os fundadores desses negócios. Em conversas bastante descontraídas foram exploradas suas histórias, motivações para empreender e a consciência do propósito desses empreendedores. A história de cada empreendimento foi contata seguindo um roteiro de questões abertas que buscou entender os mesmos aspectos de cada negócio. Ao final, uma reflexão sobre a escolha da Savassi como local para abrir estes empreendimentos foi provocada.

Os cinco Negócios com Propósito que têm aqui suas jornadas compartilhadas e propósitos revelados são:

• A Pão de Queijaria.
• Casa Amora.
• De-Lá – Aquilo que é de todo lugar.
• Deli Fresh Food
• Quitand’arte.

 

Boa leitura!

Gustavo Mamão, Fundador Flourish [Negócios com Propósito]

 

download

  • Bruna Natalina

    Inspirador, leitura boa.
    Muito interessante o gráfico das idades, realmente ‘não há idade para empreender’. A idade para empreender está mais relacionada com o sentido na vida daquela pessoa do que se adequar à esta ou aquela faixa de idade.
    Com propósito, nada é por acaso, não é mesmo, vide o case da Quitandart.
    Por fim, quando achava a história de um empreendimento incrível o seguinte era mais ainda ou tão incrível quanto.