A Verde Campo é uma empresa inovadora e diferenciada no cenário de aprimoramento progressivo das marcas em construção no Brasil. A partir do interior de Minas Gerais, a Verde Campo produz alimentos, principalmente iogurtes e queijos, que estão conquistando os principais centros do país.
A diferença é que a Verde Campo é uma marca com propósito: produz alimentos saudáveis, leves e, sobretudo, gostosos, para atender à dieta e ao paladar de um número cada vez maior de pessoas que precisa ou quer manter uma alimentação de qualidade e equilibrada.
O mais importante é que a Verde Campo tem feito disso a sua razão de ser. Ou seja, seu propósito não é apenas um trejeito de marketing. É um compromisso que vai se aprofundando por todos os âmbitos de gestão e níveis de operação da empresa.
O vídeo a seguir é o resultado do trabalho de reflexão sobre a expressão do propósito da empresa:
O que se conta aqui é exatamente a história de como a Verde Campo vem assimilando esse propósito, que começou com o envolvimento da sua direção e vem se estendendo pelo interior da fábrica, da linha de produção, das relações com fornecedores, da logística e de toda a sua rede.
Como se verá em mais detalhe a seguir, o segredo da marca está em ter desdobrado sua declaração inicial de propósito em crenças que resumem e resguardam toda a cultura da organização. Um relato muito interessante e inspirador, ainda mais pelo fato de ser narrado na primeira pessoa, por um competente formulador e participante direto de todo o processo.
Levi Carneiro, sócio-diretor da Ideia Comunicação Empresarial
O case da Verde Campo como Inspiração
O case da Verde Campo permite o entendimento da construção de um processo de definição, ou de reafirmação, da expressão do propósito de uma empresa.
Exemplos de empresas de sucesso socialmente responsáveis e comprometidas com um propósito autêntico para realizar suas atividades econômicas e transbordar benefícios, serviram para provocar discussões e assimilar características de negócios que estão sendo cada vez mais valorizados por um novo perfil de consumidor, conectado, que cobra transparência das empresas e quer se relacionar de forma afetiva com as marcas de sua escolha.
As definições clássicas do planejamento estratégico da empresa foram revisitadas e ganharam mais força com a formulação de três crenças essenciais da Verde Campo. Em seguida, as práticas da empresa foram evidenciadas com exemplos claros de escolhas a partir dessas crenças. Finalmente, foi dada ênfase à dinâmica de como levar essa mensagem para todos os públicos, internos e externos, que se relacionam com a Verde Campo e, então, como incorporar elementos de reforço desse processo ao longo do tempo.
O case, na íntegra, pode ser acessado a seguir. Espera-se que, com este relato, empreendedores, empresários, executivos e investidores possam refletir sobre como aumentar o poder da missão de seus negócios, de forma autêntica e não simplesmente transacional.
Este case brasileiro também quer servir como inspiração para que professores e seus estudantes reconheçam a existência de um novo perfil empresarial e organizacional, com raízes mais profundas, permitindo, assim, enriquecer os aprendizados em sala de aula e preparar o olhar de mais pessoas.
Boa leitura!
Gustavo Mamão, Fundador Flourish [Negócios com Propósito]
2 Comentários
Sou testemunha de todo o trabalho e esforço da Equipe Verde Campo para torna-se uma empresa diferenciada, pois estivemos participando dos últimos 6 meses apoiando no desenvolvimento da área Logística desta empresa! E por todo ambiente organizacional percebe-se os 3 pilares / crenças descrito neste artigo. Parabéns pelo trabalho Mamão e equipe!! parabéns a Alessandro e toda Equipe Verde Campo por ser uma empresa inovadora e diferenciada!!
Leiam ótimo