Flourish

A Flourish é uma iniciativa que busca a ampliação do impacto de Negócios com Propósito. Atualmente, muitas organizações empresariais têm guiado suas atividades pelo “crescer por crescer”, ao invés de conquistarem a clareza do “por que crescer”.

As visões compartilhadas por autores que pregam um modelo de capitalismo mais equilibrado, como o Capitalismo Consciente ou Capitalismo Natural, só podem ser alcançadas com a existência de empresas que traduzam, na prática, esses ideais; se mais indivíduos incorporarem e compartilharem, no dia a dia, os princípios, o conjunto de valores e os propósitos dessas organizações.

Todas estas e diversas outras questões farão parte das discussões em torno do que são e do que podem vir a ser Negócios com Propósito, afinal, queremos que eles floresçam, multipliquem-se e ajudem a dar mais vida para o nosso mundo. É preciso que os indivíduos que fazem parte dessas organizações, principalmente suas lideranças, tenham consciência de questões fundamentais, como, por exemplo:

  •  O produto que nossa empresa oferece faz bem para as pessoas que os consome?
  •  A forma como nossos produtos são produzidos respeita todos aqueles que participam do processo de alguma forma, inclusive o meio ambiente?
  •  O ganho da nossa atividade é compartilhado de forma justa?

É claro que, em se tratando de diferentes tipos de empresas – sejam elas de produtos ou de serviços – e do tipo de setor ou indústria envolvida no processo, essas questões podem fazer mais ou menos sentido. Entretanto, seja qual for o contexto do negócio, ignorá-las completamente equivale a deixar passar uma excelente oportunidade. Parte da missão da Flourish será esclarecer este ponto.

A quem se destina este Blog

O público principal desta iniciativa são os empreendedores ou empresários. Este blog se destina, principalmente, àqueles empreendedores que estão nesta jornada há algum tempo e seus negócios já tenham atingido certo tamanho. Nosso objetivo é que a Flourish os ajude a transformar seus empreendimentos em “negócios com propósito”.

Em relação aos empreendedores que estão começando agora suas empresas (startups), a Flourish deseja ser uma fonte de inspiração no aprofundamento de questões como “por que estou fundando este negócio?” ou “qual problema do mundo este negócio pode ajudar a resolver?”.

No que diz respeito aos colaboradores de empresas que queiram atuar como verdadeiros líderes, o objetivo da Flourish é trazer ideias para transformar partes ou toda a organização.

Quanto aos investidores, principalmente aqueles que já foram sensibilizados pelas ideias de Capital Paciente, a Flourish pretende ajudá-los a refletir sobre os critérios a serem utilizados na escolha de novos negócios para investimento; critérios estes alinhados com seus princípios.

Sob o ponto de vista das pessoas interessadas em se tornarem investidoras, a Flourish será uma fonte de informação e conhecimento, oferecendo argumentos e ferramentas que auxiliem no entendimento da necessidade de mais investidores com propósito, capazes de direcionar e adequar seus instrumentos e/ou veículos de investimento aos negócios que precisam florescer.

Por fim, a Flourish almeja fazer parte também da vida de acadêmicos e estudantes, contribuindo não somente para o debate sobre como promover mudanças a partir do sistema capitalista atual, mas, sobretudo, para o reconhecimento da força da instituição “empresa”, bem como o impacto positivo que ela pode ter na vida das pessoas se as organizações verdadeiramente trabalharem seus propósitos.